Constelação Familiar: Como Surgiu?

Como surgiram as constelações familiares?

As constelações familiares de Bert Hellinger, surgiram após uma longa jornada de 16 anos como missionário catolico entre os Zulus na África do Sul. Em seu curriculum Hellinger carregava diversas formações e práticas em abordagens terapêuticas como,  a  psicanálise, dinâmicas de grupo, terapia primal, análise do script, gestalt -Terapia,  hipnoterapia, análise transacional e por fim a terapia familiar. Todas essas técnicas contribuíram para a constituição da constelação.  

Ele começou a desenvolver essa abordagem a partir dos anos 80, ao observar que muitos de seus pacientes apresentavam problemas psicológicos ou emocionais que pareciam estar relacionados a eventos ocorridos em suas famílias de origem.

A origem das constelações familiares

Bert Hellinger, o criador da Constelação Familiar

Bert Hellinger descobriu que muitos dos problemas psicológicos e emocionais que seus pacientes enfrentavam estavam relacionados a eventos ocorridos em suas famílias de origem.

Ele notou que esses eventos, como mortes, traições, abandonos e segredos, podiam ser transmitidos de geração em geração, criando padrões de comportamento e relacionamentos disfuncionais.

Para explorar essas questões de forma mais profunda, Hellinger começou a utilizar técnicas de representação, onde os interagentes eram convidados a colocar, seja através da utilização de bonecos ou pessoas para que representassem seus familiares.

Pedia para se posicionar fisicamente dentro de um espaço cedido, como ele enxergava a situação e depois era observado as dinâmicas. A partir dessas representações, Hellinger começou a perceber padrões e dinâmicas familiares, e a observar o quanto puderam ser repetidas em outras situações. 

Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre Constelação Familiar

A metafísica das constelações familiares

Bert Hellinger acredita que existe uma ordem metafísica em nossas famílias e relacionamentos que transcende o tempo e o espaço.

Essa ordem, conhecida como “Ordem de Amor”, é uma força que mantém as famílias unidas e equilibradas. Quando essa ordem é violada, por eventos como mortes, traições, abandonos ou segredos, os membros da família podem ser afetados de forma profunda, criando padrões de comportamento e relacionamentos disfuncionais que podem se perpetuar de geração em geração.

A abordagem das constelações familiares

A abordagem das constelações familiares é baseada na crença de que os problemas psicológicos e emocionais dos indivíduos estão relacionados a eventos ocorridos em suas famílias de origem.

Durante uma sessão de constelação familiar, o terapeuta dependendo da abordagem utilizada objetos, em sua maioria bonecos,  e pede para que o cliente o posicione,  ou em alguns casos como em constelação em grupo, são convidados representantes para que possam sentir corporalmente e representar os membros da Família/Sistema 

 convida o paciente a representar fisicamente seus familiares e a falar sobre seus problemas e relacionamentos. O terapeuta então observa as representações e dinâmicas que surgem, e ajuda o cliente a identificar padrões disfuncionais e questões não resolvidas. O objetivo é ajudar o paciente a compreender e resolver as questões inconscientes que estão afetando seu comportamento e relacionamentos.

Benefícios das constelações familiares

As constelações familiares podem oferecer muitos benefícios para as pessoas que as experimentam. Alguns dos benefícios incluem:

  • Melhoria dos relacionamentos familiares e pessoais
  • Alívio dos sintomas de ansiedade, depressão e estresse
  • Aumento da autoestima e autoconfiança
  • Maior senso de propósito e direção na vida
  • Melhoria da saúde física e emocional
  • Aplicação das constelações familiares
  • Melhor compreensão sobre o seu dinheiro e recursos

As constelações familiares podem ser aplicadas em vários contextos, incluindo terapia individual e de casal, grupos de autoajuda, e treinamento empresarial e organizacional. Elas também são usadas em áreas como saúde, educação e negócios.

Por que fazer uma Constelação Familiar?

As constelações familiares de Bert Hellinger são uma abordagem única e poderosa para compreender e resolver problemas psicológicos e emocionais relacionados às nossas famílias de origem.

Elas nos ajudam a identificar padrões disfuncionais e questões não resolvidas, e a encontrar soluções para melhorar nossos relacionamentos e qualidade de vida. Se você estiver interessado em experimentar as constelações familiares, eu posso te auxiliar, clique no botão do WhatsApp ao lado, tire suas dúvidas e agende sua sessão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?