Tudo o que você precisa saber sobre Constelação Familiar

Constelação familiar sistêmica, entenda oque é, como funciona, como surigiu, quais os tipos de constelação, quais os benefícios dessa terapia

O que é Constelação Familiar?

A Constelação Familiar Sistêmica, pode ter diversas denominações, que representam a mesma técnica onde as vezes o que muda na maioria das vezes é a forma como ela é realizada, dentre esses nomes os mais conhecidos e utilizados são Constelação Sistêmica, Constelação Familiar Sistêmica, Constelação com Pessoas, Constelação Com Cavalos, Constelação na Água, Constelação Fluvial, Constelação Com Bonecos entre outros. 

 Ela se trata de uma técnica de terapia breve, ou seja, uma terapia de curta duração que tem o intuito de trazer de forma simples e profunda, um novo olhar e resolução a problemas que podem estar a gerações em um Sistema, seja ele familiar ou empresarial.

A Constelação Familiar é reconhecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) como uma técnica na categoria das PICS (Prática Integrativa e Complementar).

Seus resultados vêm ajudando milhares de pessoas, que passam pelas sessões através da possibilidade que ela traz de conseguir ver nossas vidas e dilemas por outros anglos, trazendo a possibilidade de resolução de conflitos que podem estar no sistema familiar a gerações.

Outro benefício é a quebra de crenças que antes limitavam as nossas ações, liberação de emaranhados, ou seja, situações nas quais nos prendem e nos deixam cegamente leais, não nos deixando fluir e seguir em frente.

Como funciona a Constelação Familiar Sistêmicas?

A Constelação Familiar, tem como intuito, trabalhar intimamente e compreender sem julgamentos as relações, sejam elas familiares, amorosas, profissionais, entre as mais diversas que podemos ter. 

Porém podemos mudar de trabalho de grupo de amigos, mas a nossa família sempre será o nosso vinculo mais profundo, pois é com ela que aprendemos e convivemos desde nossos primeiros dias. 

E é dessa informação e aprendizados que recebemos de nossos pais, avós, tios, que vem carregadas de memorias, interpretações de situações vistas e muitas vezes até vividas por eles de formas dolorosas, traumáticas e muitas vezes até trágicas.

 Essas situações quando passada para outras gerações, vem carregadas de dores, travas, proibições, medos, e valores distorcidos pelas lentes da situação vivida e quando chega no descendente, fazem com que ele enxergue a vida através dessas lentes, travando suas vidas ou criando conceitos e preconceitos sobre determinadas coisas e situações. 

Essas complicações e situações ocorridas muitas vezes a bastante tempo ou mesmo por antepassados próximas, podendo arrastar por anos e até séculos, sendo muitas vezes a causas raízes de dores, traumas que se passa de uma geração para outra.

Muitas vezes a transmissão do foi ocorrido, ou o resultado do que ocorreu, pode passar de forma silenciosa, gerando ruídos em relações, podendo dependendo de as situações levarem a problemas como Medo de Casamento, Problemas em Assumir Responsabilidades e Compromissos, Problemas Financeiros, Compulsões como por compra, Acumulação, entre outros.

A Constelação toca diretamente nesses pontos que são trazidos pelo cliente na sessão através muitas vezes de um problema simples e até de sua própria bibliografia.

Através dessa Constelação aberta, diversas dinâmicas e situações podem aparecer, como questões esquecidas, deixadas de lado, em outros casos até levadas com um tabu ou segredo familiar. Trazendo a essas situações uma oportunidade de resolução e liberação, através de uma nova forma de ver essas situações e até novas saídas que antes eram difíceis ou nebulosas

A Constelação Familiar Sistêmica, parte do princípio do não julgamento do que foi e como foi vivido antes, e tudo o que é visto e trazido à tona na sessão pelo Facilitador (a Terapeuta), é sempre com o intuito de mostrar para o Interagente, o que o impedia de alcançar, viver ou até mesmo as complicações físicas, emocionais e relacionais que ele possa estar passando e o auxiliar com muito respeito ao sistema e a sua situação encontrar novos caminhos de resolução.

A Constelação Sistêmica (Constelação Familiar), é embasada por três leis sistêmicas, também conhecidas como as “Ordens do Amor”, é através dessas leis que toda a resolução da constelação é embasada.

Veja também: Constelação Familiar, as 3 Leis do amor de Bert Hellinger

1° lei Pertencimento – Todos Pertence

1° Lei Pertencimento – Todos membros do Sistema Familiar, tem direito a pertencer.

 Ou seja, até aquele parente chato, ou alguém que vive de uma forma para você não faz sentido, ou você considera errada ou inadequada. 

2° Hierarquia – todos que vem antes tem prioridade no sistema

 2° Hierarquia – Todos os Membros que vieram antes tem prioridade e são detentores da sabedoria, histórico e experiencia do sistema.

Um exemplo bem simples de uma disfunção clássica dessa lei é quando o filho, que veio depois se coloca maior que os pais, querendo decidir ou interferir no casamento deles por consideram essa forma inadequada como conduzem os seus casamentos. 

Isso tira a força do filho, e ele tem dificuldade em ir para a vida, pois sempre se sentira dividido, ou se sentindo errado, pois ele é constituído por cinquenta por cento de cada um do casal.

3° Equilíbrio de Trocas – Equilíbrio no dar e no receber em todos os relacionamentos – O único relacionamento onde é harmônico apenas um dar e o outro receber é o relacionamento de pais e filhos onde os pais dão, os filhos recebem e repassam para as futuras gerações

É através dessas leis que a Terapeuta (Facilitador) junto com o cliente e em caso de constelação com pessoas, os representantes, para a resolução e harmonização do tema trazido e aberto no campo, caso todos estejam disponíveis e abertos a elas.

Como Surgiram as Constelações Familiares?

No início da década de 1980 o Alemão Bert Hellinger, reunindo todos os seus conhecimentos, criou um processo de reconstrução familiar começando realizando em grupos, utilizando os membros desses grupos para representar os sistemas familiares uns dos outros, muito parecido com o sistema de hoje onde os representantes sentem o campo.

A Constelação é uma abordagem fenomenológica, e tem o intuito de “Trazer a verdade à tona” para que ela seja vista e incluída, com muito amor, respeito e livre de total julgamento pelo que aconteceu no sistema. 

Com anos de observação e realização, Bert percebeu que havia uma “Consciência familiar” que vai passando de geração em geração de forma inconsciente. E a parti daí foram feitas as ordens do amor, que eu expliquei acima (Hierarquia, Pertencimento, Equilíbrio de Trocas), como uma visão saudável de um sistema familiar.

Quais os tipos de Constelação Familiar?  E quais as diferenças das técnicas de constelação utilizadas?

Quais os tipo de Constelação Familiar? Quais as diferenças entre as Técnicas de Constelação?

Apesar de existir modelos diferente de constelação familiar, ambas têm a mesma função, só apenas são executadas de forma diferente.

Como a Constelação com pessoas, bonecos, animais, na água ou fluvial, o que todas elas têm em comum, é que elas são realizadas através de um campo, o Campo Morfogenético ou também conhecido como Campos Mórficos.

A palavra Morfo vem deriva do grego morphe que tem como significado forma, já genético surge através da palavra gêneses que significa origem, então trazendo juntas Forma de Origem”.

 Para o Professor Dr. Rupert Sheldrake é o autor dessa teoria, que fala da existência de campos Morfogenético ou mórficos, os quais auxiliam na compreensão de como os organismos adotam as suas formas, comportamentos característicos.

Esses campos que trazem informações ao invés de energia, e nele sua intensidade ou efeito nunca é perdido independente do tempo que tenha passado, ou lugar onde tenha acontecido, ele simplesmente se reproduz com a intensidade muitas vezes que aconteceu, exercendo influencia num sistema, trazendo uma organização inerente”.

A pesquisa do professor Sheldrake (1981), buscava compreender como as coisas tomavam as formas que tomavam, ou os padrões de organização que tinham, como a formação de galáxias, átomos, moléculas, cristais, animais, plantas e até mesmo sociedades, contemplando todas as coisas que tem um formato, padrões, estruturas ou propriedade auto organizativas.  

Partindo do princípio que as coisas se organizam por si mesmo, como no caso dos átomos, nada externo os organizam, como o crescimento de animais e pessoas, a formação de cristais, de sociedades, famílias.

Trazendo essa teoria para o campo das constelações, o Campo Morfogenético/ Campos mórficos, são utilizados para compreender a família, ou sistema no caso o assunto a ser tratado está inserido, trazendo nele a “Forma de Origem”, de onde a questão levantada na sessão se originou.

Ele traz à tona para o constelado a informação de como este aquele assunto relacionado. E a partir dali começam os trabalhos para a reorganização das ordens do amor (hierarquia, pertencimento e equilíbrio de trocas), para que a solução mais saudável respeitando essas leis, seja alcançado, conforme o campo permite e flui.

Constelação Familiar Sistêmica com Bonecos Online e Presencial

Constelação Familiar Com Bonecos

A Constelação com Bonecos tanto online como presencial, é feito com a utilização de bonecos feitos dos mais diversos materiais formas, podendo ser utilizado outros objetos como pedras, cristais, toquinhos de madeira, dependendo muito da preferencia do constelado.

O importante, não são os bonecos ou oque for escolhido para a realização da constelação, mas sim a compreensão do que é trazido do campo através do seu posicionamento, e das sensações corporais e insights trazidos pelo facilitador ou pelo constelado.

Tanto online, quanto presencial, a constelação tem o mesmo efeito, e pode durar em média entorno de 1:30 a 2h.

Constelação Familiar Sistêmica – Online e Presencial

A Constelação Familiar com pessoas, é muito parecida com a de bonecos, porém invés de utilizar objetos, são utilizadas pessoas, que sentem ao entrar no campo, o que estão representando sente.

Quando realizada online, a pessoa diz as sensações corporais, que estão sentindo a partir do momento que entrou na constelação. Já no presencial, as pessoas podem fazer os movimentos que sentem vontade, como se deitar, abraçar, virar de costas, tudo isso mostra o movimento do campo em relação ao assunto que está sendo trabalhado.

Constelação Familiar Sistêmica na Agua ou Fluvial

Constelação na Agua / Constelação Fluvial

A Constelação na Água ou fluvial, é muito parecida com a constelação com bonecos, porem os bonecos são colocados em um recipiente com água, e se movem sozinhos, trazendo as dinâmicas no campo através dessa movimentação.

Muitos consteladores, utilizam a constelação na água online, conciliada com pessoas, representando cada elemento que foi colocado no recipiente com água, descrevendo as sensações que sentiram durante a dinâmica.

Constelação Familiar Sistêmica com Cavalos

Os Cavalos por terem uma sensibilidade muito aguçada, eles conseguem facilmente entrar no Campo Morfogenético da constelação.  A pratica ainda é recente, porem muito eficaz.  

Constelação Empresarial Sistêmica

Por serem sistemas as empresas também podem disfrutar de todos os benefícios da Constelação Familiar Sistêmica, trabalhando as disfunções das suas áreas através das leis da hierarquia, do pertencimento e equilíbrio de trocas, compreendendo a fundo o que pode estar atrapalhando na sua fluidez.

Benefícios da Constelação Familiar Sistêmica

A Constelação te traz uma liberação a um nível energético, te dando mais fluidez, através das situações trabalhadas no campo e uma mudança de paradigma, pois ela te mostra as coisas por um novo anglo, te trazendo maturidade e discernimento para uma mudança de atitude, te trazendo a consciência de como agir diferente em determinadas situações.

Ela também tem a capacidade de liberar traumas, te auxiliar com problemas de ansiedade e depressão, medos, trazendo uma nova forma de agir e ver a vida  

A Constelação Familiar é Espirita?

Essa é uma confusão muito comum, pois o representante vai sentir no corpo o que está acontecendo no campo do cliente, e muitas vezes a pessoa que está sendo representada, pode não estar mais viva, porém não há incorporação na constelação.

Através do Campo Morfogenético, o representante sente, o que o que ele está representante sentia, é muito comum, que os representantes de uma constelação tenham algumas situações parecidas com a pessoa que está constelando, e nesse processo também são trabalhados.

A técnica é considerada uma técnica fenomenológica, por estudar o fenômeno que é representado ali sem julgamento e com muito respeito ao que o campo traz átona, porém nada tem haver com algum credo religioso, podendo assim ser utilizada por pessoas dos mais diversas crenças e religiões.

Constelação Familiar Sistêmica é perigosa?

A Constelação Familiar Sistêmica, não é perigosa. Seu maior perigo, assim como em outras técnicas e profissões, são profissionais não qualificados. 

Para escolher com segurança, opte por terapeutas com formações na área de constelação, conheça o seu trabalho, veja se ele te passa confiança e trabalhe com integridade, e principalmente saiba o que está fazendo. 

Seguindo essas recomendações você se sentirá tranquilo para realizar a sessão e trabalhar o que for necessário que surgir durante a sessão.  

Constelação Familiar é Gratuito?

Constelação Familiar Sistêmica é gratuita?

A Constelação não é gratuita, pois se trata de um trabalho que leva muitas horas, e exige uma boa bagagem de conhecimento, existe o seu valor de troca na sessão.

Ofereço gratuitamente aqui no meu Instagram (@cneves.terapias) e também no meu canal do YouTube pílulas de conhecimento  sistêmico para a vida.

Onde Fazer Constelação Familiar?

Você pode fazer seu atendimento em constelação sistêmica familiar online, com pessoas ou bonecos diretamente comigo.

É muito simples, basta agendar sua sessão através do botão do WhatsApp ao lado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?