Quais são as Fases do Luto? Como passar por elas?

Quais são as Fases do Luto?

Perder alguém que amamos é uma das coisas mais difíceis que podemos enfrentar na vida. O luto é o processo pelo qual passamos para lidar com essa perda e é um processo único para cada pessoa.

O Luto pode acontecer não só pelo falecimento de um ente querido, mas também após um término de um relacionamento, a finalização de um ciclo, como trabalho, aposentadoria, projeto, faculdade, grupo que participou a anos, sociedade, entre outros. Embora haja diferenças individuais no luto, há algumas fases gerais que muitas pessoas experimentam.

Fase de Choque e Negação

A primeira fase do luto é geralmente a de choque e negação. Neste momento, a pessoa pode se sentir em estado de choque e não conseguir acreditar no que aconteceu. Eles podem negar a realidade da perda e se sentir como se estivessem em um sonho ruim. Essa fase é importante porque ajuda a proteger a pessoa de sentir toda a dor de uma só vez.

A casos onde pessoas guardam roupas, deixam móveis e cômodos exatamente como eram quando aquela pessoa ali vivia. Em caso de antigos trabalhos e relacionamentos, acreditam que serão chamados de volta, que a pessoa irá ligar, se arrepender do que aconteceu. 

Fase de Raiva e Culpa

Fases do Luto, raiva e culpa

A segunda fase é a de raiva e culpa. Neste momento, a pessoa pode se sentir frustrada e com raiva por perder alguém tão importante. Eles podem se culpar por não ter feito mais para evitar a perda ou se sentir com raiva com Deus, com a vida ou com as pessoas ao redor.

É muito comum que nesse período, a pessoa queira encontrar culpados ou se culpar, formular teorias de como aquele projeto, relacionamento,  ou escolhas eram infalíveis, o quanto todos os envolvidos podem ser culpados pela partida daquele ente tão importante. 

Fase de Negociação

A terceira fase é a de negociação. Neste momento, a pessoa pode tentar negociar com Deus ou com a vida para evitar a perda. 

Eles podem se perguntar se há algo que possam mudar as coisas,  podem entrar em contato no caso de trabalho ou relacionamento antigo, saber o que podem fazer para trazer de volta aquela situação, imploram pelo retorno, fazem promessas que são incapazes de cumprir. 

 Essa é uma fase difícil, mas é importante que a pessoa possa sentir esses sentimentos e processá-los, para que consiga se libertar deles. 

Fase de Depressão

A quarta fase é a de depressão. Neste momento, a pessoa pode se sentir triste e desesperada. Eles podem sentir falta da pessoa, projeto ou situação vivida  que foi finalizada e se perguntar como vão continuar sem ela. 

Muitos nessa fase pensam em abandonar tudo, tem vontade de ir embora para outros lugares, medos  profundos e incerteza sobre o futuro. Este é um momento importante para que a pessoa possa sentir a dor e o luto.

Fase de Aceitação

A quinta e última fase é a de aceitação. Neste momento, a pessoa começa a aceitar a realidade da perda e a encontrar maneiras de seguir em frente. Eles podem começar a se lembrar dos bons momentos e a encontrar formas de homenagear a pessoa que perderam.

E é aqui onde começam a traçar novos planos e conseguir se despedir daquilo que foi finalizado, assim como  o vazio deixado por um ente querido

Importante lembrar!

Essas fases não são lineares e algumas pessoas podem retornar a uma fase anterior. Além disso, o tempo que leva para passar por cada fase varia de pessoa para pessoa e depende da natureza da perda. 

Algumas pessoas podem passar por todas as fases rapidamente, enquanto outras podem demorar anos. O importante é permitir-se sentir e processar os sentimentos, sem se culpar por não estar “superando” a perda rapidamente o suficiente.

É importante lembrar também que o luto é um processo normal e saudável. É necessário para que possamos lidar com a perda e seguir em frente. Se você está passando por um luto, é importante buscar apoio de amigos, familiares e profissionais da saúde mental. Eles podem ajudá-lo a navegar nessas fases difíceis e a encontrar maneiras de lidar com a sua perda.

As constelações familiares e a Terapia Integrativa Sistêmica, podem te auxiliar no processo, te ajudando a identificar em qual etapa você ficou preso, e te auxiliar na liberação e acesso a essas emoções silenciadas, e te auxiliar a compreender como seguir em frente após essa situação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?